Jaguar CD foi o periférico que permitia ao Atari Jaguar utilizar CD-ROM como mídia de armazenamento de jogos. Seu lançamento foi muito adiado, mas a Atari compriu sua promessa de desenvolver uma unidade de CD-ROM para o Jaguar. A unidade foi lançada na metade de 1995 por $149,95.[3] O dispositivo é conectado no Slot de Cartucho, na parte superior do Jaguar, e tinha um tunel de encaixe, evitando desconectar acidentalmente o aparelho. O desenho do Jaguar CD foi algumas vezes comparado ao de um "vaso sanitário". O Jaguar CD também tinha um Slot para conectar os cartuchos do Jaguar, sem remover a unidade de CD-ROM. Ele possuia uma Memory Track (unidade de memória) separada para salvar o andamento dos jogos e os escores.

A unidade de CD-ROM do Jaguar CD é um drive de duas velocidades (2x) com um software VLM (Virtual Light Machine) escrito por Jeff Minter. O VLM que proporciona um show de luzes no vídeo, quando um CD de áudio é executado no Jaguar CD, era explorado comercialmente na venda do Jaguar CD. Junto com o console, acompanhavam: dois jogos (Blue Lightning e Vid Grid); um CD de audio com a trilha sonora do jogo Tempest 2000 e um CD de demonstração do jogo Myst. Também, a tela de início do Jaguar CD era diferente da tela de início do Jaguar. Usando o VLM, uma tela diferente em cada exibição e com muitas luzes era mostrada toda vez que o console era ligado. Posteriormente a tela ficava em silêncio.
Emuladores
Roms
Filmes
Desenhos / Animes
DVD Shows
Livros
Dicas e Detonados
PC
Series
Pagina Inicial
Os jogos do Jaguar CD poderiam utilizar 790MB de dados, capacidade considerada maior aos CD-ROM convencionais. Os designers escolheram ignorar os formatos mais comuns de CD-ROM e criar um formado baseado em CDs de áudio. Enquanto permitia maior capacidade de dados e inibia a pirataria, o formato também ocasionava erro de dados.

O drive foi construído pela Atari e pela Philips nos Estados Unidos. Inicialmente foram desenvolvidas 20 mil unidades. Comenta-se que a Atari algumas semanas depois vendeu todas unidades e solicitou o desenvolvimento de mais unidades. Então, como um processo judicial da JT Storage foi aberto alguns meses depois contra a Atari, possivelmente, 20 mil drives de CD-ROM do Jaguar CD foram produzidas. O último jogo do Jaguar CD lançado oficialmente foi Gorf em 1995.[4]

Como os jogos em CD vendiam muito menos que os jogos em cartucho do Jaguar, a unidade de CD sempre despertará interesse dos colecionadores de video-game. O valor de mercado do Jaguar CD subiu drasticamente nos ultimos anos, devido a grande procura e ao fato de poucas unidades terem sido comercializadas. Isso se deve também ao fato de ser possível (e legal) baixar e gravar jogos demos para jogar no Jaguar CD sem modificações no aparelho. Há vários fãs que produzem jogos para consoles antigos como o Jaguar CD
Dynamic HTML Editor
32X
3DO
Acorn Electron
Amstrad
Amiga
Amiga CD32
Apple II
Apple Lisa
Arcade
Arcadia 2001
Atari 8-bits
Atari 800
Atari 2600
Atari 5200
Atari 7800
Atari Lynx
Atari Jaguar
Atari Jaguar CD
Atari ST
Bally Astrocade
BBC Micro
Camputer Lynx
Casio pb-1000
CD-i
Channel F
Coleco Adam
Colecovision
Colour Genie
commodore 64
CPS1 e CPS2
CPS3
Cybiko
Dragon 32/64
Dreamcast
Entex Adventure Vision
Exidy Sorcerer
Fm-Towns
Game.com
Game And Watch
Game Boy Advance
Game Boy / Color
Game Cube
Game Gear
GP32
Intellivision
Jupiter Ace
MAME
Master System
Mattel Aquarious
Mega Drive
Mega Duck
Memotech MTX
MSX-1
MSX-2
Nanco System 22
Neo Geo
Neo Geo CD
Neo Geo Pocket
Nintendo 8bits (NES)
Nintendo 64
Nintendo DS
Odyssey
Odyssey²
Oric
Playdia
PC-FX
PC Engine / Turbografx
Playstation
Playstation 2
Playstation 3
PSP
RCA Studio II
RM Nimbus pc-186
Sam Coupe
Sega CD
Sega Naomi
sega saturn
SG-1000
Sharp X68000
Sinclair QL
Sinclair Zx Spectrum
Sol Terminal
Sord M5
Spectravideo (SVI)
Super Nintendo (SNES)
Tandy Color / TRS-80
Thomson MO5
Vectrex
Virtual Boy
Watara Supervision
Wonderswan
XBOX
XBOX 360
Wii
Zinc