O Virtual Boy é um console portátil projetado por Gunpei Yokoi (pai de criações famosas como Game & Watch e Game Boy), que foi lançado em agosto de 1995 e se tornou o maior fracasso da Nintendo. Com um processador de 32 bits (o primeiro portátil da história a apresentar tal processador, seis anos antes do Game Boy Advance) e duas telas no formato de um óculos apoiado sobre um tripé, o portátil oferecia gráficos 3D, em uma tentativa de se aproveitar da moda de "realidade virtual" que assolava o mundo na época, sendo o primeiro console portátil a usar de gráficos 3D no mundo.

Emuladores
Roms
Filmes
Desenhos / Animes
DVD Shows
Livros
Dicas e Detonados
PC
Series
Pagina Inicial
O principal problema do Virtual Boy estava justamente em tentar revolucionar em uma época em que ainda não era possível. Para que o console fosse barato, o Virtual Boy foi feito para apresentar apenas 2 cores (vermelho e azul), já que um visor colorido poderia custar 3 vezes mais, mas, mesmo assim, o seu efeito 3D não era tão poderoso. Além disto, o console se dizia um portátil, mas apenas poderia ser jogado apoiado sobre uma mesa. O preço inicial era de US$179,95 e cada jogo custava em torno de US$40,00. Era um preço alto para um aparelho monocromático de duas cores com uma pequena quantidade de jogos produzida, e de qualidade muito inferior aos jogos que eram produzidos para o Super Nintendo, por exemplo.

Para piorar a situação, o Virtual Boy causava dores de cabeça em quem jogava por um tempo muito longo. A própria Nintendo recomendava um descanso a cada 15-30 minutos, para evitar enxaquecas. Ademais, boa parte dos jogos lançados vinham com a opção de auto-pause para lembrar os jogadores de descansar. Crianças com menos de 7 anos não podiam jogar, pois poderia atrapalhar o desenvolvimento dos olhos.

Prometendo mais do que conseguia cumprir, o aparelho teve pouca aceitação no mercado, deixando de ser fabricado pouco mais de um ano depois de seu lançamento. Com apenas alguns poucos jogos, a empresa simplesmente liquidou os estoques e fingiu que o produto jamais existiu, o que levou à demissão de Yokoi.
Dynamic HTML Editor
32X
3DO
Acorn Electron
Amstrad
Amiga
Amiga CD32
Apple II
Apple Lisa
Arcade
Arcadia 2001
Atari 8-bits
Atari 800
Atari 2600
Atari 5200
Atari 7800
Atari Lynx
Atari Jaguar
Atari Jaguar CD
Atari ST
Bally Astrocade
BBC Micro
Camputer Lynx
Casio pb-1000
CD-i
Channel F
Coleco Adam
Colecovision
Colour Genie
commodore 64
CPS1 e CPS2
CPS3
Cybiko
Dragon 32/64
Dreamcast
Entex Adventure Vision
Exidy Sorcerer
Fm-Towns
Game.com
Game And Watch
Game Boy Advance
Game Boy / Color
Game Cube
Game Gear
GP32
Intellivision
Jupiter Ace
MAME
Master System
Mattel Aquarious
Mega Drive
Mega Duck
Memotech MTX
MSX-1
MSX-2
Nanco System 22
Neo Geo
Neo Geo CD
Neo Geo Pocket
Nintendo 8bits (NES)
Nintendo 64
Nintendo DS
Odyssey
Odyssey²
Oric
Playdia
PC-FX
PC Engine / Turbografx
Playstation
Playstation 2
Playstation 3
PSP
RCA Studio II
RM Nimbus pc-186
Sam Coupe
Sega CD
Sega Naomi
sega saturn
SG-1000
Sharp X68000
Sinclair QL
Sinclair Zx Spectrum
Sol Terminal
Sord M5
Spectravideo (SVI)
Super Nintendo (SNES)
Tandy Color / TRS-80
Thomson MO5
Vectrex
Virtual Boy
Watara Supervision
Wonderswan
XBOX
XBOX 360
Wii
Zinc