MSX foi o nome dado a uma arquitetura de micro computadores pessoais criado no Japão em 1983, apresentada em 27 de junho do mesmo ano, e que definia um padrão para os desenvolvedores de hardware. Foi desenvolvido por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII Corporation, empresa japonesa que era representante da Microsoft no Japão até 1986. Dessa forma, várias empresas de eletroeletrônicos poderiam produzir seus computadores, manter um mínimo de compatibilidade entre eles, e ainda assim diferenciá-los, adicionando recursos novos. Mas a compatibilidade com outros micros do padrão MSX seria mantida.
Philips MSX VG8020 (1984)

Emuladores
Roms
Filmes
Desenhos / Animes
DVD Shows
Livros
Dicas e Detonados
PC
Series
Pagina Inicial
O significado da sigla é controverso. Faz parte da lenda que seu nome significa "MicroSoft eXtended", visto que a Microsoft participou do desenvolvimento do micro, fazendo a BIOS, o interpretador BASIC (o MSX-BASIC, gravado em ROM) e o MSX-DOS 1. Em 2001, em visita a um encontro de usuários na Holanda (Países Baixos), Nishi afirmou numa palestra que MSX significa "Machine with Software eXchangeability". Em outra conversa, o próprio criador afirmou que o nome significava naquela época Matsushita Sony X-power, visto que a Matsushita (National e Panasonic) e a Sony eram as empresas que mais apoiavam o padrão.

O padrão MSX fez sucesso nos anos 80 tanto no Brasil como no mundo (Japão, Holanda, Inglaterra, Coréia do Sul, Argentina, Rússia, Arábia Saudita, entre outros).

Muitos de seus usuários costumavam usá-lo apenas como um videogame de luxo, estereótipo este uma conseqüência da grande qualidade dos jogos diponíveis. Eles eram distribuídos por empresas como a Konami, Compile e outras, que se aproveitaram da capacidade gráfica e de som do MSX para produzir jogos muito mais atraentes que os encontrados nos videogames da época. Ainda assim serviu como base de estudo para muitos estudantes de informática e engenharia eletrônica, que desenvolveram nele projetos variados.

Bastante sofisticado para um computador equipado com um microprocessador de 8 bits, quando na época já começavam a surgir os primeiros computadores com microprocessadores de 16 bits, o MSX despertou paixões em muitos usuários. Seus maiores concorrentes eram o ZX Spectrum, do qual o MSX herdou uma enorme parte de sua biblioteca de games, o Apple II e o TRS-80 Color Computer. Seu baixo custo, em comparação à linha IBM-PC, bem como a possibilidade de usar disquetes e a compatibilidade com o CP/M e a nível de sistema de arquivos com o sistema operacional DOS, fez muitos usuários adotarem o MSX para uso comercial.
Dynamic HTML Editor
32X
3DO
Acorn Electron
Amstrad
Amiga
Amiga CD32
Apple II
Apple Lisa
Arcade
Arcadia 2001
Atari 8-bits
Atari 800
Atari 2600
Atari 5200
Atari 7800
Atari Lynx
Atari Jaguar
Atari Jaguar CD
Atari ST
Bally Astrocade
BBC Micro
Camputer Lynx
Casio pb-1000
CD-i
Channel F
Coleco Adam
Colecovision
Colour Genie
commodore 64
CPS1 e CPS2
CPS3
Cybiko
Dragon 32/64
Dreamcast
Entex Adventure Vision
Exidy Sorcerer
Fm-Towns
Game.com
Game And Watch
Game Boy Advance
Game Boy / Color
Game Cube
Game Gear
GP32
Intellivision
Jupiter Ace
MAME
Master System
Mattel Aquarious
Mega Drive
Mega Duck
Memotech MTX
MSX-1
MSX-2
Nanco System 22
Neo Geo
Neo Geo CD
Neo Geo Pocket
Nintendo 8bits (NES)
Nintendo 64
Nintendo DS
Odyssey
Odyssey²
Oric
Playdia
PC-FX
PC Engine / Turbografx
Playstation
Playstation 2
Playstation 3
PSP
RCA Studio II
RM Nimbus pc-186
Sam Coupe
Sega CD
Sega Naomi
sega saturn
SG-1000
Sharp X68000
Sinclair QL
Sinclair Zx Spectrum
Sol Terminal
Sord M5
Spectravideo (SVI)
Super Nintendo (SNES)
Tandy Color / TRS-80
Thomson MO5
Vectrex
Virtual Boy
Watara Supervision
Wonderswan
XBOX
XBOX 360
Wii
Zinc