O Dragon 32 e 64 são computadores domésticos que foram construídos na década de 1980. Os Dragons são muito semelhantes aos do TRS-80 Color Computer (CoCo), e foram produzidos para o mercado europeu pela Mettoy/Dragon Data Ltda, estabelecida em Port Talbot, País de Gales. Os números refletem o modelo principal diferença entre as duas máquinas, que têm 32 e 64 kilobytes de memória RAM, respectivamente.
Emuladores
Roms
Filmes
Desenhos / Animes
DVD Shows
Livros
Dicas e Detonados
PC
Series
Pagina Inicial
No início dos anos 1980, o mercado britânico de computadores domésticos estava enfervescendo. Novas máquinas eram lançadas quase que mensalmente. Em agosto de 1982, a Mettoy/Dragon Data lança o Dragon 32 (e, um ano depois, lança o Dragon 64, modelo com 64 KBytes de memória RAM). Tal computador teve boa aceitação desde o início, atraindo assim o interesse de vários desenvolvedores independentes de software, entre eles a Microdeal. Uma revista chamada "Dragon User" passou a circular pouco tempo depois do lançamento desta máquina.

No entanto, considerando que os jogos exerciam uma importante influência sobre o mercado de computadores domésticos, o Dragon acabou enfrentando algumas dificuldades, principalmente porque possuía capacidades gráficas inferiores às de outras máquinas, como o Sinclair ZX-Spectrum e o Commodore 64.

O Dragon também era incapaz de apresentar letras minúsculas reais (estas eram apresentadas como caracteres de fundo reverso). Em razão disso, as aplicações mais sofisticadas contornavam o problema usando os modos gráficos de alta resolução (da mesma forma como tinham de fazer os usuários quando programavam jogos: "desenhando" os caracteres gráficos). Por certo, os programas mais simples não empregavam letras minúsculas. Não há dúvidas de que esta limitação também acabou prejudicando sua aceitação no mercado educativo.

Como resultado de todas essas limitações, o Dragon não chegou a ser um grande sucesso comercial, de forma que a Mettoy/Dragon Data entrou em colapso em junho de 1984.

Mas não obstante ao fechamento da empresa, o Dragon manteve sua regular popularidade. Ele possuía uma placa-mãe robusta acomodada em um gabinete bem espaçoso, permitindo sua modificação pelos próprios usuários, que iam acrescentando vários e vários componentes em todos os espaços que encontravam disponíveis.

Devido a popularidade do Dragon, a empresa Cable Software chegou produzir jogos para esta máquina até fins dos anos 1980.
Dynamic HTML Editor
32X
3DO
Acorn Electron
Amstrad
Amiga
Amiga CD32
Apple II
Apple Lisa
Arcade
Arcadia 2001
Atari 8-bits
Atari 800
Atari 2600
Atari 5200
Atari 7800
Atari Lynx
Atari Jaguar
Atari Jaguar CD
Atari ST
Bally Astrocade
BBC Micro
Camputer Lynx
Casio pb-1000
CD-i
Channel F
Coleco Adam
Colecovision
Colour Genie
commodore 64
CPS1 e CPS2
CPS3
Cybiko
Dragon 32/64
Dreamcast
Entex Adventure Vision
Exidy Sorcerer
Fm-Towns
Game.com
Game And Watch
Game Boy Advance
Game Boy / Color
Game Cube
Game Gear
GP32
Intellivision
Jupiter Ace
MAME
Master System
Mattel Aquarious
Mega Drive
Mega Duck
Memotech MTX
MSX-1
MSX-2
Nanco System 22
Neo Geo
Neo Geo CD
Neo Geo Pocket
Nintendo 8bits (NES)
Nintendo 64
Nintendo DS
Odyssey
Odyssey²
Oric
Playdia
PC-FX
PC Engine / Turbografx
Playstation
Playstation 2
Playstation 3
PSP
RCA Studio II
RM Nimbus pc-186
Sam Coupe
Sega CD
Sega Naomi
sega saturn
SG-1000
Sharp X68000
Sinclair QL
Sinclair Zx Spectrum
Sol Terminal
Sord M5
Spectravideo (SVI)
Super Nintendo (SNES)
Tandy Color / TRS-80
Thomson MO5
Vectrex
Virtual Boy
Watara Supervision
Wonderswan
XBOX
XBOX 360
Wii
Zinc